ACVM - Setor Niterói

Associação de Comunidades de Vida Mariana, é um movimento católico, que trabalha na evangelização de jovens e adultos, através de encontros baseados nos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Fundada em 1970, a ACVM chegou até Niterói em 1994, sendo criada a "ACVM-SETOR NITERÓI". Esse Blog foi criado para divulgar, comentar e trocar idéias. "Em tudo amar e servir"

11.8.06

ACVM - História


A ACVM(Associação de Comunidades de Vida Mariana), é um movimento religioso, católico, que trabalha na evangelização de jovens e adultos, através de encontros baseados nos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola.
Fundada em 1970, a ACVM, que tem Maria, mãe de Jesus como exemplo de amor e serviço, surgiu de uma iniciativa de alguns jovens que participavam da Congregação Mariana, que sentiram a necessidade de um contato mais profundo com Deus ,e assim proporcionar aos outros todo esse infinito amor que Ele reservou para cada um de nós.
A sede do movimento, que hoje conta também com um setor em Niterói, fica localizada à rua Bela nº 795 em São Cristóvão, zona norte do município do Rio de Janeiro. Seus participantes contam com ótimas dependências, tais como:

Salão Santo Inácio, um amplo galpão, onde são realizados os grandes eventos, missas de encontros e também o Projeto V.I.D.A. ;

Uma sala de palestras, onde são realizados os cursos e algumas palestras de formação cristã;

A belíssima capela Santíssima Trindade, onde se encontra Nosso Senhor Jesus Cristo, no Santíssimo Sacramento e também é onde são realizadas as celebrações de domingo;

Uma ampla cozinha;

Um refeitório.

Todas as dependências são mantidas com a colaboração de seus participantes, em serviços de limpeza, manutenção e doações.
O movimento é filiado à Arquidiocese do Rio de Janeiro e à CVX(Comunidade de Vida Cristã), tem espiritualidade inaciana e é orientado espiritualmente por padres jesuítas.
Atualmente o movimento conta com um número grande de jovens, que participam ativamente em suas paróquias, em serviços de pastorais e serviços sociais. Alguns dos jovens que fizeram o Encontro de Adesão da ACVM, hoje se dedicam inteiramente à vida cristã e se tornaram sacerdotes, religiosos e diáconos.
Um dos fundadores da ACVM, que participou do 1º Encontro de Adesão e é a figura mais carismática do movimento, José Batista Sobrinho, mais conhecido como Sobrinho, que dedicou toda a sua vida por esse movimento e é membro da coordenação geral e participante da CVX.
Hoje a ACVM convida a todos os que se interessarem a participar do movimento, a mergulhar intensamente nesse imenso oceano de amor e paz, que é Deus, e segue em frente, ao pé da letra, o seu lema : " Em tudo amar e servir ! " .
Navegue pelo nosso site e confira todo o trabalho realizado por nós !!!


ENCONTROS:

O Encontro de Adesão da Associação de Comunidades de Vida Mariana reúne, na sua maioria, jovens que desejam crescer como pessoa e amadurecer na fé cristã.
O objetivo do Encontro é proporcionar ao jovem um espaço de crescimento na fé, através de reflexões, dinâmicas, trabalhos de grupo e de uma convivência fraterna com outros jovens, que os ajude no processo de interiorização e amadurecimento dos valores cristãos, tendo por consequência a opção por uma vida cristã esclarecida e engajada na comunidade eclesial.
Para se tornar um membro da Família ACVM é necessário que se participe do encontro de adesão, para que, a partir daí, o acevemista esteja apto a participar das diversas atividades oferecidas, tendo em vista a formação por ele adquirida. Somente é permitida uma participação em encontros de adesão, como encontrista.
Durante três fins de semana, a ACVM propõe aos seus encontristas, uma amostra de tudo o que Deus fez e tem a fazer em suas vidas, conscientizando-os assim da importância de suas participações na sociedade, se permitindo a ser um canal da graça de Deus para o próximo.
No primeiro fim de semana, os encontristas se reúnem em meio período, que é chamado de Pré-Encontro, no qual a ACVM os prepara para a semana que antecede o Encontro.
No fim de semana seguinte, acontece o Encontro de Adesão, onde os encontristas, em uma casa de retiros (atualmente está sendo utilizada uma casa em Itaboraí), participam de diversas atividades, com o objetivo de evangelizar e formar novos acevemistas, para que continuem e fortaleçam a missão que nos foi atribuída através do batismo.
No terceiro fim de semana, os encontristas se reúnem mais uma vez, em meio período, no Pós-Encontro, com a finalidade de partilharem as suas experiências depois do encontro.
A ACVM pede a colaboração de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), para a participação no encontro, com direito a ônibus, desde a sede até a casa de retiros, alimentação, desde sexta-feira à noite até domingo à tarde e hospedagem na casa.

CASA DE RETIROS:

Em fase de expansão, a casa de retiros Nossa Senhora da Rosa Mística, mais conhecida como "Pantanal", situada em Xerém, proporciona grandes momentos aos acevemistas e outros grupos com Cristo, lá são realizados principalmente os encontrões, além de diversas reuniões.
Em um belíssimo ambiente de floresta, cercado de muito verde, cachoeiras, e muitos animais, os acevemistas descobrem na natureza o valor do ser humano e experimentam participar mais ativamente do trabalho de evangelização iniciado por Jesus Cristo e que deve ser continuado e espalhado por nós no mundo inteiro.

ENCONTRÕES:

Encontrão é uma atividade restrita aos membros que já participaram do encontro de adesão.
Acontecem em somente um final de semana e geralmente são realizados na casa de retiros Nossa Senhora da Rosa Mística, que ainda encontra-se em construção, mas possui condições de hospedar de 30(trinta) a 40(quarenta) pessoas.
O encontrão tem como objetivo um profundo conhecimento sobre o tema abordado, de acordo com o catolicismo.
São realizados cerca de 8(oito) encontrões por ano, cada um com um tema específico. Veja na lista abaixo os temas propostos :

Eucaristia : tem como objetivo, mostrar ao participante da importância da Eucaristia na sua vida e no mundo;

Igreja : visa levar ao participante a conscientizar-se de sua missão de dar continuidade ao Reino, preparado por Jesus Cristo, assumindo o papel de verdadeiro cristão;

Bíblia : é uma oportunidade de conhecer o chamado de Deus através dos tempos, procurando levar o participante a ouvir a palavra de Deus e acolhe-la em sua vida;

Pessoa de Jesus Cristo : é um momento de reflexão, para se poder aprofundar o relacionamento com aquele que é o caminho, a verdade e a vida;

Nossa Senhora : propõe mostrar através do "sim" de Maria, a importância de tê-la como modelo da própria vida, buscando, a todo momento, fazer a vontade de Deus;

Espírito Santo : é uma experiência em que a pessoa se deixa invadir pelo Espírito de Deus, ao mesmo tempo que procura perceber a sua ação e sua presença, nas variadas situações da própria vida;

Santo Inácio : leva o participante a conhecer um pouco mais sobre a vida de quem nos inspirou, pela sua conversão;

Casais, noivos e namorados : procura mostrar a amorosa presença de Deus abençoando e guiando cada passo dessa caminhada. Seu objetivo é dar uma profunda orientação cristã a cada um desses momentos do relacionamento humano, bem como a troca de experiências entre casais que estão vivendo cada uma destas fases de sua história.

CURSOS:

Os cursos de formação que a ACVM oferece aos seus participantes, servem como um aprendizado prático, ou seja, da funcionalidade de cada equipe ou formação.
São ao todo 6 (seis) cursos, com estruturas e formações diferentes, realizados ao longo do ano. São eles :

COPAM (Curso de Orientação à Palestrantes e Animadores Missionários): prepara dirigentes do movimento, fornecendo um conteúdo doutrinal e técnico, visando capacitar jovens e adultos para evangelizar cada vez mais;

Curso de Dirigentes I : preparação de participantes do movimento para atuarem como portadores do Evangelho, apresentando o sentido do "Em tudo amar e servir" voltado para o trabalho nos encontros de adesão;

Curso de Dirigentes II : continuação do curso de dirigentes I, porém voltado para a liderança espiritual;

Curso de Assessores de Comunidades : prepara dirigentes que já tem uma caminhada cristã, a assessorar espiritualmente, comunidades de vida mariana;

Curso de Reitores e Vices : prepara os dirigentes que futuramente serão reitores e vices;

Curso de Liturgia : prepara dirigentes que atuam ou desejam atuar em equipes de liturgia, ensinando como preparar e utilizar todos os paramentos litúrgicos.

RETTIROS:

Num total de 8(oito) por ano, os retiros da ACVM, visam uma interiorização profunda, um "mergulho" intenso no seu íntimo e assim se deixando escutar o que Deus quer de você.
Os retiros não têm um tempo padrão para todos, cada um tem sua duração e suas peculiaridades, como o Retiro Grande Silêncio ROVI (Opção de Vida), que é realizado durante cinco dias, em silêncio.
Conheça quais os retiros que a ACVM oferece:

Retiro de Carnaval

Semana Santa Jovem

Retiro Inaciano I Etapa (17 a 30 anos)

Discernimento I: Seguir Jesus

Discernimento II: Vocação Cevemista

Retiro Grande Silêncio ROVI (Opção de Vida)

Retiro MAGIS

Retiro para Reitores e Vices


Esses são alguns dos trabalhos e um pouco da história do nosso movimento.
Quem quiser saber um pouco mais sobre nossa história, e fazer também parte dela, entre, deixe seu recado, venha receber esse amor!
Acesse também o nosso site:
http://www.acvm.org.br/

A Paz de Maria e o amor de Jesus!


1 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home